O projeto jornal escolar é fruto do processo investigativo desenvolvido na Escola Municipal Lêda Vargas Giannerini. O trabalho teve início em fevereiro de 2025, sendo coordenado pela professora Priscilla Guilles. O trabalho conta com a participação de 27 estudantes do 4º ano do ensino fundamental.
O jornal nasceu como uma proposta de ampliar os processos de leitura e escrita, valorizando as vozes das crianças e fortalecendo a autoria no cotidiano da escola pública. Mais do que um recurso pedagógico, o jornal se consolidou como espaço de diálogo, expressão e cidadania, possibilitando que os estudantes se reconheçam como sujeitos de direitos e protagonistas de suas histórias.
Cada edição do jornal é construída de forma colaborativa, em rodas de conversa, reunião de pauta(toda terça-feira), planejamentos coletivos e oficinas de escrita, estimulando a curiosidade e a criatividade.
Em julho de 2025, avançamos para um novo desafio: o lançamento do aplicativo Nossa Voz LVG, um ambiente digital que já está sendo testado desde maio. O desenvolvimento do aplicativo contou com a parceria de um professor colaborador e designer, também integrante da rede pública de ensino. Sua colaboração foi fundamental para transformar a ideia do jornal digital em realidade.
Este recurso digital, amplia as possibilidades de acesso às produções, democratizando a informação e permitindo que as famílias, a comunidade e outras escolas conheçam as vozes das nossas crianças. A criação do app reforça nosso compromisso com práticas pedagógicas inovadoras, que dialogam com as tecnologias digitais sem perder de vista o sentido humano e crítico da educação.
Hoje, o Nossa Voz LVG é mais que um jornal: é um espaço de encontro entre escola, comunidade e território; é uma experiência de autoria, protagonismo infantil e inclusão. Seguimos acreditando que dar voz às crianças é garantir que elas aprendam a ler e a escrever o mundo, transformando-o com suas palavras.
Nossa Escola
Localização